segunda-feira, 13 de junho de 2011

O faroeste brasileiro (e o fim da democracia?)

Um dia desses, eu estava conversando com colegas de trabalho quando surgiu o assunto da criminalidade. Da para ver que estão todos indignados com a situação atual.

Na conversa um colega citou um exemplo: imagine que você se envolve em uma briga em um restaurante, ou em uma festa. Então o cara parte para cima de você com uma garrafa ou algo assim. E aí veio o absurdo da coisa. Alguém comentou:

- ... hoje em dia se você matar o cara você se incomoda menos!

Ãh? Como assim?! Em uma situação de violência inevitável a melhor opção ser o assassinato? Só pode ser uma brincadeira macabra... Em um país civilizado isso nunca seria possível, certo? Certo! Estamos no Brasil!

Aqui é assim, pessoal. Você pode acordar de manhã, pegar uma arma e matar o seu vizinho, passar na delegacia para se entregar e ainda estar em casa pontualmente para o almoço! Isso sim e liberdade! Direitos humanos! (Quem duvida dê uma olhada no link no fim do post).

Voltando ao exemplo da briga, digamos que você surre o cara, em legitima defesa. Suponha que o cara estava bêbado, puxou briga e era um mau caráter, desonesto mesmo.  É possível que o sujeito no outro dia abra um processo contra você, arrume testemunhas falsas e você vai se incomodar por muito tempo, isso se não tiver que pagar uma gorda indenização. Portanto, tecnicamente, o melhor a fazer é cometer um assassinato. Claro que uma pessoa de bem não vai nunca fazer isso. Isso só seria uma opção para um criminoso ou uma pessoa de mau caráter. E justamente isso nós temos sobrando! Matar virou mais uma opção para os bandidos, uma opção que, quando utilizada, não trás conseqüências muito sérias ao criminoso. E a propósito, não precisa ser criminoso... Segundo a justiça brasileira todo brasileiro tem direito a matar um concidadão sem ter que temer a justiça. É isso, certo? Sendo réu primário não dá nada!

Conclusão: a justiça brasileira atual é uma piada, é tão furada que acaba protegendo os espertos e os mal intencionados, ao invés de garantir os direitos de quem trabalha honestamente e de quem se comporta dentro das regras da sociedade. E os desonestos sabem muito bem se aproveitar dos furos da lei.

A justiça deveria ser a guardiã dos direitos da sociedade, o que dá sustentação a TODAS as instituições. Do jeito que estamos a decadência e o caos são inevitáveis. Esta situação poderá nos levar em breve a convulsões sociais que por sua vez podem culminar em intervenções, dos militares, por exemplo. (Não sou a favor de ditaduras nem contra os militares. Quero crer que é ainda a única instituição que se aproveita nesse país).

Já ouviram falar em pacto social? Com certeza já. Idealmente, os políticos o aperfeiçoam, o os juízes o garantem. No caso do Brasil, os políticos deturpam e os juízes banalizam. A vida em sociedade no Brasil já esta se tornando inviável.

O que é pior, o autoritarismo ou uma democracia burra e feita por desonestos para desonestos?

As pessoas que trabalham honestamente, essas não conseguem entender como os nossos políticos e juízes podem ser tão descarados a ponto de aprovar um código penal como esse que foi aprovado agora. É uma verdadeira traição. Mostra como essas pessoas estão longe da realidade das ruas. Políticos e juízes formam uma casta a parte, um grupo que vive dentro de mansões de alta segurança, condomínios fechados. Eles não sentem na pele as consequências de sua incompetência. Se as prisões estão lotadas, a solução é começar a soltar todo mundo? Ou é resolver o problema, construindo mais prisões com tratamento mais humano para os detentos, não esses depósitos de gente que aí estão. 

A capacidade de trabalho e realização de nossos políticos e juízes é zero!!!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário