segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Índice de Confiança Social 2011: prova de desconfiança, resultado da incompetência de nosso sistema judiciário

Índice de Confiança Social, novo produto do IBOPE Inteligência, mede credibilidade das instituições brasileiras.


E lá embaixo vemos o Poder Judiciário... um resultado totalmente coerente com a realidade que vivemos em Nosso País.

Algumas razões para a falta de confiança do povo:
  • Ladrões de galinha vão para a cadeia, ladrões de colarinho branco vão para o exterior torrar o fruto do roubo, descaradamente. Não é segredo nenhum, dá no noticiário todos os dias.
  • As prisões são depósitos de gente, onde nem as condições higiênicas são garantidas. Os presos saem de lá piores do que entraram.
  • Uma das maiores provas de incompetência do poder judiciário: ao invés de resolver o problema das prisões, resolvem soltar mais presos. É como se um engenheiro da indústria resolvesse os problemas dos prazos de entrega cancelando todos os pedidos, ao invés de aumentar a produção.
  • A população se sente a mercê de todo o tipo de criminosos. As pessoas não são chamadas a responder pelas consequências de seus atos.
  • O direito do indivíduo é colocado acima do direito da sociedade onde ele vive. Assim, pessoas embriagadas não são obrigadas a soprar o bafômetro, mesmo que isso ponha em risco  as famílias que andam nas calçadas. Resultados: as tragédias que vemos nos noticiários diariamente.
  • Decisões absurdas que contrariam qualquer bom senso são tomadas com toda a naturalidade do mundo, como por exemplo maridos que matam as mulheres na frente de seus próprios filhos e depois vão para casa, com consentimento do sistema.
  • Ideologização irracional (para não dizer burra) da sociedade, supondo que todos são inocentes até que se prove o contrário, MESMO APÓS UM ASSASSINO TER CONFESSADO O CRIME OU A AUTORIA TER SIDO PROVADA, para logo depois soltar os criminosos, gerando um círculo vicioso tenebroso de impunidade e encorajamento ao crime.
  • Investigações feitas para desvendar crimes, normalmente de corrupção envolvendo o bem público, são canceladas e anuladas, mesmo após terem reunido provas dos atos ilícitos, revelando uma incoerência que chega às raias da sem-vergonhice e incentivando mais uma vez a impunidade.
  • Os processos judiciais mais simples duram muitas vezes anos para chegarem a uma solução, contribuindo para a sensação de que o sistema é lerdo e ineficiente.
  • E tem muito mais, mas vou parar por aqui com um grande etc...
 
O relatório em PDF pode ser baixado AQUI.

Interessante notar que a Igreja está entre as instituições mais votadas. É, com um poder judiciário como esse só nos resta rezar para não nos acontecer nada.

Porque senão estamos fritos.

Mas.... pensando bem, isso não é de todo verdade. Se o nosso negócio for roubar, matar, dirigir bêbado, etc, está tudo ótimo! Temos o sistema de injustiça mais moderno do mundo! E está piorando, como pode ser visto abaixo...

Vamos rezando...

Nenhum comentário:

Postar um comentário